Fotografias dos jovens acautelados ilustram a 16ª edição e ressaltam a importância da fotografia como instrumento transformador
O calendário Dedetizar 2022 acaba de ser lançado. Ao todo, cinco mil exemplares foram impressos e serão distribuídos para empresas e domicílios de Sete Lagoas e Região. Neste ano, a empresa abraçou o projeto Retratar e as fotos que ilustram essa edição do calendário são de adolescentes que estão cumprindo medida na Unidade Socioeducativa de Sete Lagoas.“Acreditamos na arte como instrumento social transformador, é importante que a sociedade civil se preocupe com as causas voltadas à arte e educação, pois elas são capazes de transformar as pessoas, concedendo a elas novas perspectivas.", explica Cezar Tameirão, diretor da Dedetizar., explica Cezar Tameirão, diretor da Dedetizar.
O Projeto Retratar é uma oficina de fotografia para jovens acautelados pelo Estado. Durante o projeto, esses adolescentes são apresentados a teoria e prática do exercício da fotografia com a intenção de despertar neles a paixão pelo registro, pelas histórias, pessoas, cores e luzes. A oficina oferece não só uma nova possibilidade de profissão mas também a possibilidade de ressignificar a vida. “A fotografia tem o poder de sensibilizar e com a oficina, esses jovens passam a ter uma nova visão de mundo, é um processo de humanização. Parcerias como essas que reconhecem e potencializam o talento desses adolescentes são muito valiosas” explica Renata Ataíde, idealizadora do projeto.
Raquel Dias, Cezar Tameirão e Renata Ataide durante a entrega de calendário no CSE • Foto Bruna Aguiar
Para marcar o lançamento desta edição, Cezar juntamente com a idealizadora do projeto, a fotógrafa Renata Ataíde, estiveram em uma reunião com Leandro Almeida, subsecretário de Atendimento Socioeducativo, na Suase, na cidade administrativa. Durante o encontro, Cezar contou sobre a proposta do calendário e ressaltou o seu apoio a ações sociais como essa. Foram entregues vários exemplares do calendário e, ao todo, 43 unidades socioeducativas do Estado vão recebê-lo. “O Sistema Socioeducativo sente-se orgulhoso pela parceria estabelecida e agradece a todos os envolvidos no projeto. A inovação leva aos jovens muito além de uma nova capacidade técnica e profissional, ela cria um novo olhar para a vida e a oportunidade deles de reescrever suas histórias”, afirma Leandro.
A equipe do CSE também recebeu a visita do Cezar para entrega dos calendários aos adolescentes que ainda estão na unidade e para toda equipe que, de alguma forma, contribui para que o projeto ocorra. Na ocasião, a diretora da unidade Raquel Dias ressaltou a importância de contar com esse tipo de parceria e em seu discurso, o diretor da Dedetizar ressaltou que deseja atuar no Centro não só com o calendário mas com outras atividades. “Queremos contribuir para uma sociedade mais justa com oportunidades para todos.”, conta ele.
Essa é a 16ª edição do calendário, já tradicional em Sete Lagoas. Nesta edição, as fotos apresentam o interior da unidade socioeducativa já que a prática é feita lá dentro, onde há grande riqueza de fauna e de flora. A curadoria das fotos foi feita pelos colaboradores da empresa e pelo Coletivo Interiorizar. Ao todo, são 12 fotógrafos participantes e 14 fotos distribuídas ao longo dos meses.Os adolescentes que já foram desligados da medida receberão os exemplares em casa.